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Arquitetos: Studiobird
- Área: 180 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Christine Francis
Napoleon Perdis Chapel é uma nova franquia de uma rede de lojas de cosméticos do empresário e maquiador australiano Napoleon Perdis, localizado na Chapel Street, em Melbourne. O declínio de lojas físicas e a expansão das compras on-line criam um tempo incerto para projetos de varejo. No entanto, o cliente desejou dar uma nova abordagem aos ambientes de varejo, apoiando a reforma de identidade da sua marca. Provocativamente, o cliente pediu uma série de espaços pansexuais para desafiar seus clientes.
O projoto se manifesta como uma série de camadas e experiências caleidoscópicas:
- Salão de Entrada Luxúria: um espaço de pé direito duplo, que remete ao racionalismo pop italiano, com uma peça suspensa com diversas perucas loiras, como referência à Barbarella e Frankenstein.
- Cosméticos Cinematográficos: a era Bygone de Hollywood, em preto e branco, foi reinterpretada com estações de maquiagem personalizadas, holofotes e paredes preteadas onduladas.
- Abrigos de Ônibus Brutalistas: unidades de exibição habitáveis lembrando da era soviética e o modernismo do concreto.
- Antiguidade Cósmica Grega: a Acrópole, reinterpretada. Colunas e frontão no Espaço Odisséia, abstraídas em uma série de unidades de exibição e experiências de estilo de vida.
- Academia Mojave: no segundo pavimento, uma escola de maquiagem, com uma cenografia que mistura a paisagem do deserto e o modernismo.
O projeto reconhece que o varejo de cosméticos explora ideias complexas de identidade, as "máscaras" que assumimos e momentos de transformação.
O projeto surge, portanto, fora de referências pessoais desejadas para o cliente e praticante, com uma estrutura organizacional no estilo e glamour de Hollywood em preto e branco - uma metáfora da cultura de celebridades e caráter temporário.
.No interior foi aplicado uma prática que se dedica a realização do desejo e a exploração do material que revelam uma teatralidade exótica presente no dia-a-dia.
Napoleon Perdis acredita na experiência de varejo como um ideal utópico, "um palácio de Versalhes de prazer para todos". Este projeto oferece ao cliente um Salão de Espelhos, em meio à lojas de bricolage na mesma rua.
A loja como evento e sensação viral estende o projeto nas mãos dos visitantes e redes sociais. "Hashtagging" o ovo Barbarella através de várias plataformas significa que um marketing de baixo custo pode viajar o mundo, levando a experiência interior para além dos limites de um orçamento apertado.
É intrigante considerar a experimentação material, sustentabilidade ou a entrega não tradicional e estratégias deste projeto, mas ele realmente inova com uma consideração sobre a conexão emocional entre o cliente, o dono e o espaço - isto é, como um relacionamento provocativo, divertido e livre pode interrogar e revigorar a prática interior de varejo e criar uma alegria espacial para todos os envolvidos.
Estações de maquiagem pré-fabricadas foram reutilizadas e personalizados em vez de construídas novamente para montar uma loja de baixo custo, além de criar uma homenagem cósmica à antiguidade clássica e à iconografia.
A iluminação existente também foi mantida, com apenas pequenas adições de baixa energia para efeito teatral.
Napoleon Perdis Chapel também responde ao aspecto sócio-econômico da cultura em declínio do varejo de rua, muitas vezes pelo crescente varejo online. A criação de teatro de varejo imersivo que encanta e provoca o consumidor fez com que a crítica urbana Mimi Zeiger descrevesse a loja como "a habilidade da prostituição" em face de um mercado de recessão - neste caso, seduzindo as pessoas longe de seu isolamento tecnológico com a promessa sedutora da experiência de varejo compartilhado, ajustado em cima de um palco público.